1 Comentário

CONTRA OS ESPIÕES, MAIS PETROBRAS

 

Neste 11 de setembro teremos uma boa oportunidade de ver quais são, aqui, os quinta-coluna que vão continuar a defender a entrega do nosso petróleo às multinacionais.

 

 

O Conversa Afiada reproduz texto de Fernando Brito, extraído do Tijolaço:

CONTRA OS ESPIÕES-LADRÕES DO PRÉ-SAL, MAIS PETROBRAS

Acabo de assistir a reportagem do Fantástico, de Sonia Bridi e Glen Greenwald, sobre a espionagem da National Security Agency , a NSA, sobre a Petrobras.

Evidente que, quando se invadem computadores de uma empresa de petróleo de outro país, o que se busca é informação sobre… petróleo.

Clique aqui para ler “Espionagem dos EUA: é o pré-sal, estúpido”.  (nota do C Af)

E como o Brasil, até agora, não é um grande produtor de petróleo, extraindo apenas o que dá para seu consumo interno, é obvio que a informação relevante, que poderia servir de causa a esta violação não são nossos poços relativamente modestos, mas as gigantescas reservas descobertas nos últimos seis anos: o pré-sal.

É provável que o governo brasileiro já tivesse a suspeita de que isso pudesse estar ocorrendo e seja esta a razão de duas decisões: a de protelar, por mais de três anos após a edição da nova lei de partilha do petróleo a concessão de novas áreas do pré-sal e a de, no primeiro e mais importante leilão de concessão, ter optado por licitar toda a área do campo de Libra como um só bloco, quando poderia te-la repartido em vários blocos, aumentando a soma dos lances ofertados.

Suspeitando ou não, o que se revelou é gravíssimo e obriga a uma mudança de olhar sobre a concessão de Libra.

Clique aqui para ler “Petrobras entra firme em Libra”. 

Suspender o leilão, que seria a reação mais linear, talvez seja de pouca valia: o que havia para saber já foi sugado pelos tentáculos dos espiões americanos que, obviamente, repassaram o que havia de relevante para as petroleiras que fazem parte de sua ação geopolítica mundial.

Protelar a fruição desta riqueza pelo país, pode ser necessário, até um certo ponto. Depois dele, significa nos furtarmos de seu usufruto e privar dele o povo brasileiro.

O mais eficiente é operar o leilão de forma a garantir uma completa hegemonia da Petrobras sobre o campo, assunto do qual se tratou hoje aqui.

As explicações de que se trata de eventual roubo de tecnologia, feitas pelo sr, Adriano Pires, conhecido simpatizante  da desnacionalização de nosso petróleo, são superficiais e pueris. Tecnologia pode ser desenvolvida, com investimento. Reservas de petróleo, não.

Ao contrário dos americanos, como um país democrático, temos de operar dentro da lei.

Mas não como tolos, que fingem que isso não aconteceu.

O Governo brasileiro está respaldado, moral e objetivamente, para tomar todas as iniciativas que visem a preservação do interesse nacional, inclusive e sobretudo fixar regras que assegurem, além dos 30% já garantidos a Petrobras, o necessário controle majoritário das áreas do pré-sal, sem prejuízo de aportes de capital que ultrapassem aquela parcela, na forma de contratos futuros de comercialização do óleo com quem nos queira comprá-lo, e não roubá-lo.

E as explicações que Barack Obama prometeu até esta quarta-feira terão de ir além do blá-blá-blá do “terrorismo”.

Quarta-feira, aliás, é 11 de setembro.

E neste 11 de setembro, vamos ter uma boa oportunidade de ver quem, de fato, pratica o fundamentalismo econômico, capaz de agir sub-repticiamente para causar dano a outros países.

E de descobrir quais são, aqui, os quinta-coluna que vão continuar, se é que terão a coragem, a defender a entrega do nosso petróleo às multinacionais.

Por: Fernando Brito

Anúncios

One comment on “CONTRA OS ESPIÕES, MAIS PETROBRAS

  1. MANIFESTO PELO FIM DAS OLIGARQUIAS POLÍTICAS DO ESTADO DO PARANÁ
    Solicito licença para utilizar este espaço, quero exigir o fim da OLIGARQUIA POLÍTICA NESTE ESTADO. Temos grupos de interesses e famílias que dominam o poder político em nossa terra à muitas gerações, manipulando nossas ideias e escravizando nosso trabalho, sugando nossa liberdade de sonhar e projetar um lugar melhor para viver, mentindo constantemente a fim de manter o domínio das massas. Temos grupos que historicamente dominam o aparelho de estado à fim de manter direta e indiretamente o controle de fluxo de informações, capitais e privilégios; utilizando tudo unicamente em benefício próprio. De outro lado, esta classe dominante, através do controle do poder, semeia pobreza, carência e miséria, através da constante escravização da classe trabalhadora e recolhedora de pesados tributos ao governo.
    Temos um estado onde poucas famílias controlam o poder e a opinião pública, há muitas décadas. Chegamos então ao limite, pois para continuarmos progredindo e avançando, precisamos nos libertar dessa gente, que só nos explora e nos lança ao atraso social. Precisamos buscar MÉTODOS MAIS MODERNOS E JUSTOS DE GESTÃO PÚBLICA, e as pessoas que aí estão não tem interesse e nem capacidade de mudar e melhorar, não são capazes de ousar.
    Em 2014 VOTE DIFERENTE, BUSQUE NOVAS PESSOAS. A política é para melhorar a vida da coletividade e não de apenas algumas pessoas, política não é profissão, não é uma maneira das pessoas se encostarem e explorarem o próximo. Os cargos públicos devem ser ocupados pelos diversos setores da sociedade, devem ser rotativos, não podem ter donos, pertencer a poucas famílias… Temos que deixar de votar no avô, depois no filho, no neto, no sobrinho…Chega dos mesmos, chega dos Richas, dos Requiões, dos Buenos, dos Massas, dos Stephanes, dos Barros Braga, dos Rocha Neto, dos Andrade Vieira, dos Lerner, dos Fruet, dos Rocha Loures, dos Camargos, dos Khury, dos Malucelli, dos Mussi, dos Pimentel, dos Dias, dos Gomes, dos Araújos, dos Slavieros, dos Traianos, dos Simões, dos radialistas demagogos, de toda essa tralha… Enfim, CHEGA DO PASSADO, VAMOS EM FRENTE A UM NOVO FUTURO… Essa gente não é o povo, eles são egoístas demais para pensarem na gente…. VAMOS MUDAR…
    COMO ESPERA TER UMA VIDA MELHOR, SE CONTINUA FAZENDO O QUE SEMPRE FEZ? Mude as pessoas que administram esse país, se não fizeram nada por você até hoje, não vai ser agora que irão fazer.

    Gostou? Copie e cole, mande para os seus amigos..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: