Deixe um comentário

TSE REJEITA REGISTRO DA REDE SUSTENTABILIDADE, O PARTIDO DE MARINA

 

Postado por esmael em 03 out 2013  Blog do Esmael Morais

com informações da Agência Brasil

 

Partido de Marina Silva, o Rede de Sustentabilidade, foi rejeitado esta noite pelo TSE; a ministra Laurita Vaz foi um dos quatro votos iniciais que sepultaram a nova legenda e o sonho de chegar à Presidência; faltam apenas três votos; resta a Marina ser vice de Aécio; será que ela vai se esquecer de sua história e tucanar em 2014?

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou contra a concessão de registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva. Falta o voto de seis ministros.

Com 4 votos contra, na prática Rede não poderá participar das eleições do ano que vem. O prazo final para registro de partidos termina sábado (5). O TSE tem sete ministros. A votação segue noite adentro.

No voto, a relatora diz que não é possível validar no TSE as 95 mil assinaturas invalidadas pelos cartórios eleitorais. Para a ministra, o tempo foi o principal fator que contribuiu para que o registro fosse negado, porque não é mais possível determinar a recontagem de todas as assinaturas, devido ao prazo para registro da legenda. “Verificado o não cumprimento da obtenção dos apoiamentos necessários para a criação da nova sigla, voto pelo indeferimento do registro da Rede Sustentabidade.”

O advogado do partido, Torquato Jardim, disse que a Rede conseguiu mais de 900 mil assinaturas e que diversas irregularidades foram cometidas pelos cartórios eleitorais, responsáveis pela validação das assinaturas dos apoiadores. Jardim citou a anulação de 95 mil assinaturas sem justificativa e a falta de cumprimento do prazo de 15 dias para que os cartórios certificassem os apoiamentos. “É inadimissível que possa o Estado restringir o direito fundamental [criação de partido político] em razão da má-gestão”, afirmou.

O vice-procurador eleitoral, Eugênio Aragão, manifestou-se contra a concessão do registro. Segundo Aragão, a Rede Sustentabilidade não obteve o número mínimo de 492 mil assinaturas necessárias para a obtenção do registro. Para o procurador, a legenda conseguiu validar 442.500 assinaturas. “A Rede Sustentabilidade cumpriu todos os requisitos, menos o número mínino das assinaturas de apoiadores. Esse dado é fatal”, concluiu Aragão.

Após a relatora, votam os ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, que preside o TSE.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: