Deixe um comentário

A educação inclusiva como um processo civilizatório

A educação inclusiva como um processo civilizatório

ter, 12/11/2013 – 19:35 – Atualizado em 12/11/2013 – 22:13 do Blog do Luis Nassif

Por Ana Bednarski

Comentário ao post “As Apaes contra os direitos dos deficientes

Trabalho numa casa lar para idosos com deficiência intelectual, eles perderam os pais, alguns já tem irmãos idosos com problemas de saude, então ficaram sem espaço em suas familias.

Li alguns comentários e vejo que há muita ignorância não só pelo mundo dos que têm necessidades especiais, mas do que é educação.

Alguns pontos para a sua avaliação:

1- Há pessoas com necessidades especiais em todos os munícipios. Não há APAEs em todos os municipios. Já temos por ai um bom começo para avaliar a educação inclusiva como um processo civilizatório de extrema importância e urgência.

2 – Nos municipios onde há APAEs, não existem vagas para todos que precisam, mais um motivo para a necessidade de inclusão.

3 – Não, alguns alunos com necessidade especiais não vão “aprender” coisas do currículo tradicional, mas convenhamos, há alunos sem necessidades especiais que também não “aprendem”.

Eu acho que só estes três pontos já são suficientes para uma pessoa de bom senso aprovar esta busca pela civilidade e cidadânia de todas as pessoas envolvidas, sejam portadoras ou não de necessidades especiais.

As APAEs estão sendo usadas como intrumento politíco? Sem dúvida, estão, e sem dúvida a maioria dos Apaeanos está sendo manipulada nestas discussões por forças que não se interessam por um avanço de civilidade ou cidadânia de todos nós.

Mas vejam este link, vejam como as coisas não são muito diferentes no Japão: (http://naphthalin.wordpress.com/2013/11/11/uma-espiada-dentro-da-cabeca-de-meu-filho/). O texto fala especificamente sobre o autismo, mas mostra muitas facetas da sociedade, vale muito a pena.

Com certeza, tudo que possamos falar a respeito ainda sera uma arranhãozinho na superfície, mas sempre bom colocar todas as opiniões, ler todas e refletir sobre a civilização que queremos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: