Deixe um comentário

Ministro da Fazenda sintetiza resultado do PIB no 3º trimestre: “Somos o país que menos cresceu entre todos os países do mundo”

HORA DO POVO

Com ar de quem descobriu a pólvora, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou na terça-feira (3) que, entre os países do G-20 e dos Brics, o Brasil foi o que menos cresceu no terceiro trimestre, -0,5% em relação ao semestre anterior, que teve alta de 1,8% (dado revisado pelo IBGE). “Somos o país que menos cresceu entre todos os países do mundo nesse terceiro trimestre”, afirmou o ministro.

Mas, alto lá. O motivo é que o “houve uma concentração de crescimento no segundo trimestre”. Daí que “por conta disso, o país teve dificuldade de crescer agora”. De onde depreende-se que é preciso ter uma crescimento medíocre para poder lograr uma expansão robusta. Deve ser por isso que o governo jogou deliberadamente a economia à lona, com seus cortes no orçamento, superávit primário estúpido – que o leitor nos desculpe, mas o pleonasmo foi inevitável -, redução dos investimentos públicos, privatizações, juros cavalares etc., etc. etc.

Ou então, “este ano vamos crescer mais que o ano passado (…). A economia brasileira está em trajetória de crescimento gradual, e isso deve continuar nos próximos trimestres”. Genial. O PIB está negativo e ao mesmo tempo em “crescimento gradual” … Contudo, falar em crescer mais do quem 2012 não quer dizer absolutamente nada. Afinal, digamos, crescer 1,1% já é maior do que no ano passado, que foi de 1,0% (já revisado), e continuaria sendo medíocre.

De acordo com Mantega, 2013 foi um ano difícil para todo mundo e o Brasil está crescendo no mesmo ritmo da economia mundial, entre 2,7% e 2,9%. Por isso, 2,5% está de bom tamanho. Não é o que diz o relatório Perspectivas da Economia Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI), de outubro último. Conforme o documento, a projeção de crescimento para as “Economias de mercados emergentes e em desenvolvimento” é de 4,5% para este ano. “Economias em desenvolvimento da Ásia” – inclui China, índia, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã -, de 6,3%. Somente a China, 7,6%. A projeção de 2,9% é para os países de “Economias avançadas”, que realmente estão no limbo, como EUA – o epicentro da crise -, Zona do Euro, Japão, Inglaterra e Canadá.

Mas, as previsões de Mantega, como já são de conhecimento público, têm a profundidade de um pires. Em dezembro do ano passado, a projeção de Mantega para o PIB de 2013 era de 4%. Em março, disse que deveria ficar entre 3% e 4%. Depois, em junho, asseverou que via o PIB caminhando para 3%. No mês seguinte, cairia de 3,5% para 3%. Finalmente, em setembro, para 2,5%. Como falta ainda um trimestre …

VALDO ALBUQUERQUE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: