Deixe um comentário

Gambiarra: em Curitiba, CMUMs trocam de placas e viram UPAS

 

Quarta-feira, 8 de Janeiro de 2014 – 17:51 hs. Fábio Campana

A Agência Globo levantou que a metade das promessas de Dilma estão num ritmo mais do que lento. A presidente, por exemplo, prometeu construir 500 Upas (unidades de pronto atendimento) e só entregou 173 em todo o país. Em Curitiba, no entanto, foi feita uma gambiarra: as sete unidades dos CMUMs (centros municipais de urgências médicas), construídas na gestão Beto Richa/Luciano Ducci, ganharam uma nova pintura, padrão Ministério da Saúde, uma nova placa, viraram Upas e entraram na contabilidade de Dilma. Simples assim.

Em relação ás creches e quadras esportivas cobertas, Dilma prometeu “a criação de 6 mil creches e pré-escolas e de 10 mil quadras esportivas cobertas”. No entanto, segundo o Ministério da Educação, passados três anos de governo foram entregues 1.267 creches – um quinto do prometido. Já o projeto das quadras cobertas foi abandonado. Até agora, o governo só concluiu a cobertura de 44 quadras, menos de 0,5% do prometido.

Na saúde, o problema é parecido. A presidente havia garantido que construiria 500 UPAs e 8 mil UBS. O governo diz ter entregue nesses três anos 173 UPAs. Com relação às UBS, o governo dizia em 2012 haver no país 42.675 unidades desse tipo, mas um censo realizado pelo ministério em 2013 mostrou que o número era de 39.800 unidades.

Há também as áreas onde o governo alardeia investimentos, mas pouca coi­­sa sai do papel, como na área de mobilidade urbana. A seis meses da Copa do Mundo, segundo o Portal da Transparência do governo, só foram executados R$ 2,5 bilhões dos R$ 7,9 bilhões previstos para 45 obras de mobilidade urbana ligadas ao setor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: