Deixe um comentário

Requião critica PT por ação contra CPI do transporte coletivo

 

Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 – 16:01 hs FABIO CAMPANA

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse na quinta-feira, 20, que vê com “tristeza e decepção” a mesa do Senado retardar a instalação da CPI do transporte coletivo no país. Requião afirmou que a CPI venceu a pressão do governo para que senadores retirassem o apoio à instalação da comissão e relatou um novo desafio: o líder do PT, senador Humberto Costa, apresentou uma questão de ordem à Mesa do Senado contra a CPI.

De acordo Requião, o líder do PT alega, por exemplo, que o transporte público é de responsabilidade de municípios e estados e, por isso, não pode ser investigado pelo Senado. Ele, porém, contestou a alegação. Acrescentou ainda que o PT pede à Mesa do Senado que não cobre das lideranças a indicação dos membros da CPI.

 

Requião pediu que a Mesa rejeite a solicitação da liderança do PT e, mais uma vez, ameaçou ir ao Supremo Tribunal Federal para garantir a instalação da CPI, já que o requisito de assinaturas foi devidamente cumprido – a criação da comissão foi apoiada por 28 senadores.

“É o PT, através de seu líder, que entra com questão de ordem para impedir que se investigue essa maracutaia nacional do transporte urbano no Brasil. Tem cabimento isso? Por quê o PT não quer que o Senado investigue o sistema de transporte urbano no Brasil? Quero cobrar aqui, publicamente, do presidente do meu partido, senador Renan Calheiros, uma decisão rápida e a instalação da CP”I, disse o senador.

Requião lembrou que o STF já decidiu que as comissões parlamentares de inquérito são um direito da minoria para fiscalizar o poder público e devem ser instaladas sempre que o pedido atender aos requisitos formais, sem necessidade de avaliação de mérito.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: