Deixe um comentário

Governo adia para depois das eleições a privatização de distribuidoras da Eletrobrás

 

Mesmo com o surto entreguista de Dilma, o governo vai adiar a privatização das seis distribuidoras da Eletrobrás, uma das etapas do processo de desmonte que passa a estatal. O motivo é óbvio e ululante: as eleições presidenciais.

As distribuidoras da Eletrobrás – no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Piauí e Alagoas – foram federalizadas no governo Fernando Henrique, para posterior privatização. Como diz o histórico da Eletrobras Distribuição Piauí, em seu site, “numa primeira fase, a Eletrobrás amplia sua participação acionária na empresa para 48,86% das ações ordinárias e assume em 13 de janeiro de 1997 a gestão da Cepisa de forma compartilhada com o Governo do Estado. No mesmo ano, em 20 de outubro, a Eletrobrás adquire o controle acionário da Cepisa, ou seja 98,8%, e assume o compromisso de preparar a empresa para a privatização”. Contudo, o governo Lula paralisou as privatizações.

Aí veio o governo Dilma e o processo de privatização foi retomado, com a venda de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias. Ao mesmo tempo e temerariamente, repetiu-se o velho figurino de desmonte para posterior entrega de estatal. A meta de demissão de 5.400 trabalhadores e a contratação da empresa holandesa Roland Berger e do banco Santander para fazer um plano de reestruturação da Eletrobrás – que inclui Furnas, Eletronorte, Chesf, Eletrosul, Eletronuclear, CGTEE, Eletropar, metade do capital da Itaipu Binacional e as distribuidoras federalizadas – são faces da mesma moeda.

Essa política não é nova e resultou no racionamento de energia elétrica em 2001. Agora, desde o início do governo Dilma, já ocorreram 181 apagões, de várias formas, magnitudes e área de abrangência.

VALDO ALBU

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: