Deixe um comentário

DCE da UFPR faz ato, sopão por alimentação e denuncia atraso no pagamento de bolsas

 

0704-greve

Nesta quarta-feira, 9, às 10h30 às 14h, os estudantes da UFPR fazem um sopão em protesto em apoio à greve dos trabalhadores da universidade e a falta de alimentação. Os estudantes também denunciam o atraso nos pagamentos das bolsas de assistência estudantil. “Desde o início do ano estamos presenciando verdadeiros ataques do governo federal e da reitoria a nossa assistência estudantil. Vamos relembrar alguns exemplos”, diz o manifesto. Vejam à seguir algumas bandeiras do manifesto:

Começando com os atrasos de várias bolsas por conta da falta de repasses de verbas do governo às universidades públicas, ou seja, a situação da UFPR se repetiu por todas as IFES. Tanto as bolsas de caráter de auxílio socioeconômico (bolsas Probem e bolsa MEC) quanto as de caráter acadêmico (IC, monitoria, PET, Licenciar, Araucária, etc…) passaram por isso, fazendo estudantes passar por dificuldades para continuar estudando, se alimentar e, atrasar seus aluguéis sob risco de serem despejados, etc.

Como se não bastasse, durante as férias, nós estudantes tivemos que nos organizar para pressionar a reitoria para ter acesso à alimentação, pois a reitoria não se atentou que os estudantes passariam fome durante as férias dos trabalhadores do RU (palavras do pró-reitor!). Foi só depois de um ato-sopão puxado pelo DCE, que conseguimos a reabertura do RU antes do previsto, sendo a primeira vitória do ano do movimento estudantil combativo.

Achou pouco? Pois é, mas não são só os veteranos que estão sendo boicotados. Os calouros estão há mais de dois meses em aula sem nenhum acesso a assistência estudantil, sem nenhuma proposta de auxílio emergencial ou retroativo, com o resultado do Probem previsto para maio para quem sabe começar a receber o benefício em julho. Como que esses estudantes vão conseguir ir para aula, sendo que vão precisar trabalhar para conseguir manter moradia, transporte, alimentação, e fortunas para gastarem em xérox?

E agora, que os servidores técnicos administrativos deflagraram greve nacional em todas as IFEs por tempo indeterminado, a culpa dos estudantes estarem passando fome é dos trabalhadores em luta ou é mais um descaso da reitoria e do governo?

Na I Assembleia Geral dos Estudantes da UFPR, realizado depois de cerca de 15 assembleias locais dos cursos com mesmo tema, fizemos este debate e declaramos nosso total apoio a greve dos técnicos e contra as tentativas de boicote pela reitoria e pelo governo. É deles o direito de construir sua greve pela restruturação da carreira, valorização salarial da categoria menor paga do serviço público federal, contra as privatizações de diversos setores (EBSERH e FUNPRESP) e contra a demissão de mais de 900 funcionários Funpar do Hospital de Clínicas da UFPR, o maior hospital público do Paraná.

A responsabilidade do RU estar fechado é do Governo que não negocia com os trabalhadores e da Reitoria que se nega em se reunir com os estudantes para buscar construir alternativas para que os estudantes não passem fome!

Requisitamos a compra de marmitas pela Reitoria para a distribuição para os estudantes pelo mesmo preço de R$ 1,30 (e de graça para os estudantes bolsistas) e a distribuição imediata do estoque de alimentos do RU para as casas estudantis, conforme a própria reitoria prometeu durante a greve unificada das três categorias em 2012. Nunca pedimos a reabertura do RU, parem de mentir!

Para aqueles que entendem que tudo o que temos de assistência estudantil foram conquistas da luta dos estudantes em aliança com os trabalhadores, e que temos muito mais por que lutar, pois nem a reabertura do RU supririam nossas demandas, participe das reuniões do Comando de Mobilização, dos comandos setoriais e das assembleias do seu curso para juntos construirmos nossa luta!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: