Deixe um comentário

Tião Viana diz que vai processar secretária de Alckmin por “agressão violenta”

 

 

Valter Campanato/ABr

Tião Viana irá ‘processar’ secretária de Alckmin

O governador petista do Acre, Tião Viana, decidiu processar por danos morais Eloisa de Souza Arruda, secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do governo tucano de São Paulo. Ela o acusou de agir como “coiote” ao facilitar a viagem de imigantes haitianos para São Paulo.

“Não posso aceitar o chilique dessa senhora, essa violência verbal que revela uma pessoa despreparada”, disse o governador acreano aoblog. “Ela não tem estatura pessoal nem política para ofender gratuitamente um governador de Estado que não cometeu nenhum erro. Entrarei com o processo na segunda-feira.”

Viana disse não compreender o silêncio do colega Geraldo Alckmin. “Estou estanhando muito que o governador de São Paulo esteja silente diante de uma agressão tão violenta e tão inaceitável por parte dessa secretária. Minha relação política com ele, que era ótima, a partir de agora será outra. Entendo que ele é conivente com essa agressão.”

Deve-se a polêmica à chegada de cerca de 400 imigrantes haitianos a São Paulo. Procedentes do Acre, alguns deles tiveram as passagens custeadas pelo governo de Viana. Para Eloisa Arruda, o governador acreano portou-se como “coiote” porque, na sua opinião, ele facilita a ação de aliciadores de trabalho escravo ao “soltar nas rodoviárias” de São Paulo refugiados que “não falam a língua nem têm documentação trabalhista”.

“Eles se tornam vulneráveis para aliciadores”, disse elisa ao Painel da Folha. “Um governo não pode patrocinar uma ação dessa, não pode agir como coiote.” Viana diz que Eloisa “fala sem conhecimento do problema.” Acrescenta que os haitianos começaram a chegar ao Acre em dezembro de 2010. Desde então, já cruzaram a fronteira mais de 20 mil. “Eles não querem ficar aqui. Vão para outros Estados. Não posso segurá-los.”

Por ordem de Tião Viana, o secretário de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, divulgou uma nota. No texto, ele realça:  “Coiote é traficante de seres humanos, que ganha dinheiro com o tráfico e a exploração de imigrantes. Declaração tão grave como essa não pode ser ignorada.”

“A secretária é órfã de qualificação e moral para agredir o governador de um Estado que, durante mais de três anos, vem dando atenção humanitária a mais de 20 mil estrangeiros que ingressaram no Brasil pela nossa fronteira.” Vai abaixo a íntegra da nota:

Por suas declarações infelizes à coluna Painel da Folha de S.Paulo, na edição de 26 de abril de 2014, a secretária de Estado de Direitos Humanos de São Paulo, Eloisa Arruda, será acionada judicialmente. Ela declarou que o governador do Acre, Tião Viana, agiu como ‘coiote’.

‘Coiote’ é traficante de seres humanos, que ganha dinheiro com o tráfico e a exploração de imigrantes. Declaração tão grave como essa não pode ser ignorada. A secretária é órfã de qualificação e moral para o agredir o governador de um Estado que, durante mais de três anos, vem dando atenção humanitária a mais de 20 mil estrangeiros que ingressaram no Brasil pela nossa fronteira.

Entendemos que as declarações partiram de uma assessora do governo do PSDB paulista, com atuação apagada, mas que tornou-se conhecida nacionalmente por sua incompetência ao ter que lidar com apenas 400 imigrantes. Se a secretária quiser ajuda do governo do Acre para aprender a fazer alguma coisa pelos imigrantes, estamos à disposição. Mas segue a primeira regra: reclamar menos e trabalhar mais.

Lamentamos que a neta de imigrantes nordestinos tenha negado as suas origens. Está agora na Casa Grande. Deveria ler o seu conterrâneo Gilberto Freire.

Nilson Mourão

Secretário de Estado de Direitos Humanos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: