1 Comentário

Como o Facebook tornou-se efetiva ferramenta de vigilância

 

Enviado por Jns

De Venture Beat 

Como o Facebook foi transformado em um perfeita ferramenta de vigilância em massa

Harrison Weber

A Agência de Segurança Nacional e o FBI se uniram em outubro de 2010 para desenvolver técnicas para transformar o Facebook em uma efetiva ferramenta de vigilância.

Como a NSA e FBI fez Facebook a ferramenta de vigilância em massa perfeita

Documentos divulgados juntamente com o novo livro do jornalista Glenn Greenwald, “No Place To Hide”, revelaM a parceria da NSA e do FBI, na qual as duas agências desenvolveram técnicas para a exploração de chats do Facebook, captura de fotos privadas, coleta de endereços de IP e coleta de dados de perfis privados.

De acordo com os slides abaixo, as agências estabeleceram como meta capturar e colecionar “uma fonte muito rica de informações sobre dados pessoais, padrão de vida, conexões entre os alvos e associados e mídia”.

Screen Shot 2014/05/15 em 8.56.48 AM

Documentos da NSA tornam dolorosamente claro como as agências de informações faze a coleta “explorando as fraquezas inerentes ao modelo de segurança do Facebook”,  através do uso do popular   rede de distribuição de conteúdo Akamai. A NSA descreve os seus métodos como “assumir autenticação” e obter “segurança pela sombra”.

Screen Shot 2014/05/15 em 8.57.21 AM

O slide abaixo mostra como a agência de espionagem NSA e o GCHQ, do Reino Unido, trabalharam em conjunto para “obter perfil e álbum de imagens”.

Screen Shot 2014/05/15 em 8.58.03 AM

Dois meses atrás, depois de uma série de vazamentos sobre a espionagem da NSA relacionada ao Facebook, Mark Zuckerberg afirmou em um post no seu blog  que ele está  “confuso e frustrado com os repetidos relatórios sobre o comportamento do governo dos EUA”.

De acordo com  um relatório do  The Intercept , os slides acima não revelam o programa de vigilância da NSA sobre o Facebook, de forma integral. O relatório afirma que a NSA também “se disfarça como um servidor fake do Facebook” para executar o ” man-in-the-middle “, incluindo “ataques e espalhar malware” –  [vídeo abaixo].

O Facebook passou a ser usado pela “NSA como uma resposta declarada ao declínio de outras técnicas de injeção de malware – técnicas anteriores incluíam o uso de “e-mails contendo spam para fraudar a comunicação do usuário que clicasse em um link malicioso”.

Na sequência do relatório, divulgado em março, Zuckerberg disse: “Enquanto os nossos engenheiros trabalham incansavelmente para melhorar a segurança, imaginamos que estamos nos protegendo contra criminosos, mas não do nosso próprio governo”.

Zuckerberg afirmou que ele desaprovava as ações da NSA e disse que falou com o presidente Barack Obama por telefone para ‘expressar frustração sobre os danos que o governo está criando para todo o nosso futuro”.

Anúncios

One comment on “Como o Facebook tornou-se efetiva ferramenta de vigilância

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: