Deixe um comentário

DEPOIS DE CRÍTICAS, FRACASSA LEILÃO DE RICHA PARA VENDA DE FLORESTAS NO PR

 

26 MAI 2014 – 17:02 ESMAEL MORAIS

 

 

Bateu na trave a privatização das florestas públicas do Paraná; oposicionistas Gleisi e Requião atacaram leilão promovido pelo governador Beto Richa; mercado ficou inseguro por causa de venda em fim de mandato; senador do PMDB ingressou na Justiça e bancada estadual do PT calculou prejuízo ao erário maior que R$ 1 bi.

O governador Beto Richa (PSDB) não conseguiu privatizar 12 mil hectares de florestas públicas, pois fracassou o leilão previsto para a tarde desta segunda-feira (26). Nenhum lance foi feito no certame devido insegura do negócio em fim de mandato. Os dois principais concorrentes do tucano se pronunciaram contra a venda de florestas remanescente da Mata Atlântica, situada entre a Serra do Mar e o interior do Paraná.

 

Hoje pela manhã, em nota oficial, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) atacou o leilão de Richa. Segundo ela, a privatização tucana “representa ameaça concreta a conservação ambiental e aos direitos das gerações futuras”.

O senador Roberto Requião (PMDB) entrou na Justiça pedindo liminar para suspender a venda das florestas do Paraná. Ele disse que ingressou no judiciário porque se deixar não vai sobrar nada do Estado. “É privatização da Sanepar, privatização da Copel, terceirização em tudo, as tais PPPs entregando estradas para o setor privado com pedágios absurdos depois para a população, dívida em cima de dívida”, justificou.

O objetivo do governo era vender as terras junto com o reflorestamento de pinus, mas por um preço muito abaixo dos correntes no mercado. Segundo cálculos feitos pela bancada do PT, o estado teria um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão só na venda da madeira, sem contar que também estaria entregando as terras.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: